terça-feira, 28 de junho de 2011

Batizado

O ritual do batismo está presente na maioria das religiões cristãs. Falando um pouco sobre a tradição católica, que é a minha religião e do meu marido e onde batizaremos nossa pequena, quero falar um pouco sobre este assunto hoje.
Antes mesmo da criança nascer em geral os pais já se preocupam em quem vão convidar para ser padrinho de seu filho, digo que não é decisão fácil, pelo menos pra nós não foi. Surgem vários nomes, possibilidades, convidar parentes ou amigos? Ai surgem outros questinamentos como: Será que de fato os padrinhos terão o papel pregado pela igreja, isso é, serão os segundos pais da criança, será que este papel não é automaticamente confeccionado aos avós? Enfim, em meio a uma série de dúvidas temos que decidir, no nosso caso decidimos por parentes, pessoas que temos bastante intimidade e carinho.
Na última sexta fomos fazer o curso de batismo, exigido pela igreja para que possamos batizar nossa filha, lá a pessoa que ministrava o curso questionava do porque de estarmos batizando nossos filhos, é claro que a primeira resposta que surge é sempre: PARA NÃO SER PAGÃO. Na verdade as pessoas as vezes nem sabem ao certo o que significa isso, mais aprenderam desta forma e só sabem que tem que batizar seus filhos.
Acho que a iniciação religiosa é importante na vida de qualquer ser humano, e o batismo em minha concepção é este 1º contato. Ai muitas religiões defendem que o batismo deve ocorrer quando a criança já for grande, quando já puder ela mesma fazer os juramentos. Mais este é uma discussão que não cabe a este momento.
Como venho falando em meus posts anteriores, infelizmente hoje os valores da sociedade estão invertidos, e muitos podem achar que batizar não é algo importante, ou o fazem apenas por obrigação, pressão da família, e não refletem sobre o verdadeiro sentido do mesmo. Independente de credo ou religião, penso que participar de uma religião nos faz pessoas melhores. Não me interpretem mal, sei que ao lerem o que estou escrevendo muitos podem estar pensando, ah conheço fulano, ele vai todos os domingos a missa, mais é uma péssima pessoa, sem caráter. Quando falo da importância da religião na vida de cada um de nós, me refiro ao que ela tenta passar de positivo as pessoas e não ao fanatismo religioso ou mesmo a prática da religião pela prática, isso é, sem entender de fato o que significa cada ritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário